BLOG

Estratégia da vaca leiteira: o que é e como encontrar a sua?

Publicado em
Conheça a estratégia vaca leiteira e saiba como ela pode ser importante para um investidor conseguir viver com uma boa renda dos produtos financeiros.
Estrategia-da-vaca-leiteira-o-que-e-e-como-encontrar-a-sua

A diversidade de produtos financeiros de uma carteira é um dos maiores trunfos para o sucesso neste segmento. Entre eles, está a estratégia da vaca leiteira, uma das mais interessantes para entendermos como escolher as opções certas na hora de ampliar seu portfólio.

Alguns dos conceitos mais importantes para o seu dinheiro podem vir de formas inusitadas. Um deles compara um animal e faz muito sentido depois que entendemos como ele se aplica aos seus investimentos.

Não está entendendo nada? Calma, pois neste artigo vamos te explicar tudo sobre essa ideia e como ela pode ser útil para a sua caminhada.

O que é estratégia da vaca leiteira?

Na agropecuária a resposta seria mais literal, mas no mundo das finanças a coisa é bem diferente. A estratégia da vaca leiteira trata da escolha de um produto financeiro de alto rendimento para o investidor.

Isso acontece quando o valor necessário é baixo e o seu retorno é considerado relevante. Muitas vezes um produto financeiro não começa sendo uma vaca leiteira logo de início, fazendo o seu caminho com o tempo até se firmar como esse destaque tão interessante para quem está pensando em aumentar o patrimônio.

Esse conceito faz parte de outro maior, a matriz BCG – que vamos falar na sequência – e também é visto nos negócios, marketing e outras áreas.

Entenda o que é a matriz BCG

Trata-se de uma matriz 2×2, onde um retângulo é dividido em quatro partes. Cada uma delas representa um aspecto distinto dentro do ciclo de vida de um produto. Ela é usada com grande frequência também nos negócios, pois pode representar os diferentes estágios.

Ela foi criada por Bruce Henderson para ilustrar cada uma das etapas que podem ser vividas por um produto ao longo do tempo.

A classificação é a seguinte:

PONTO DE INTERROGAÇÃO → Está em crescimento e com potencial para se tornar ainda maior

⭐️ ESTRELA → Líder de mercado e está consolidado, mas exige alto investimento para quem decide adquirir

🍍 ABACAXI → Não possui crescimento aparente e tem baixa participação. É muitas vezes o produto menos atraente de uma carteira de investimentos.

🐄 VACA LEITEIRA → Baixo investimento e ótimo retorno. A vaca leiteira é o sonho de todo investidor e existem estratégias para conseguir uma.

Como encontrar a vaca leiteira?

Esse é o grande desejo de qualquer investidor, pois um grande retorno vindo após um pequeno investimento é realmente interessante. Mas, para que esse sonho se torne realidade, é necessário conhecer bem o mercado e ficar atento para identificar essas excelentes oportunidades.

A utilização da matriz BCG ajuda a compreender melhor os estágios e onde o seu produto financeiro de interesse está – e para onde ele vai.

Dentro de uma carteira de investimentos com diversas opções, é normal que você tenha produtos em mais de um estágio e que nem sempre todos esses tragam os altos rendimentos que você procura.

A importância do conhecimento

A educação transforma vidas há muito tempo e não seria diferente quando o assunto é investimentos financeiros. Quanto mais conhecimento, informações e conteúdos você tiver sobre um assunto, melhores serão seus resultados.

A busca por um desenvolvimento pessoal ajuda na tomada de decisões e diminui os riscos, um comportamento tão importante ao falarmos sobre o seu patrimônio.

Isso vale inclusive para a aplicação da estratégia da vaca leiteira e da matriz BCG, que podem ser vistos claramente quando você possui a base necessária para entender melhor o quadro e fazer as melhores escolhas para o futuro dos seus investimentos.

Mude sua maneira de investir hoje

Participe do Intensivão Como Viver de Renda em 2022! O curso é gratuito, presencial e acontece no dia 3 de fevereiro às 18h30 em Curitiba no auditório do Work Batel. Inscreva-se aqui e descubra como montar uma carteira de investimento para viver de renda em 2021, como definir sua estratégia vaca leiteira e como usar os melhores fundos de investimentos para compor sua carteira.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo