BLOG

Fundos imobiliários: como aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário sem sair de casa

Publicado em
Fundos Imobiliários
FII's

É possível viver de renda aplicando em fundos imobiliários (FII’s), ao invés de investir da forma tradicional diretamente em imóveis, e ainda com algumas vantagens. Segundo dados da B3, a quantidade de investidores nesses fundos quadruplicou desde 2018 e hoje são mais de 2,5 milhões. Por conta disso, o número de fundos e a diversidade de opções aumentou para acompanhar essa demanda. 

Mas afinal, o que são fundos imobiliários? São uma forma indireta de investir no setor imobiliário. Divididos por cotas, os FII’s são negociados na bolsa de valores assim como ações, porém ao invés de se tornar sócio de uma empresa, você se torna cotista de um fundo. Eles funcionam basicamente como um “condomínio fechado”, onde um gestor vai administrar todo o dinheiro investido, eliminando todo o trabalho de escolha dos ativos.

Os FII’s podem ser divididos em duas categorias: os fundos de tijolo e os fundos de papel. O primeiro tipo é focado em literalmente adquirir o imóvel físico, por isso o nome tijolo, podendo ter fundos que investem em shoppings, prédios comerciais, galpões logísticos, hospitais e muitos outros. Já os fundos de papel são aqueles que compram títulos de dívidas ligados ao mercado imobiliário. Podem constar nas carteiras letras de crédito imobiliário (LCI) e certificados de recebíveis imobiliários (CRI).

     Para quem gosta do setor, os fundos imobiliários são uma ótima alternativa à compra de um imóvel quando se trata de investimentos. Existem várias vantagens que os FII’s trazem, além de serem uma excelente forma de diversificar a sua carteira aplicando em renda variável mas sem tomar um risco tão alto como investir em ações.

O mercado de fundos imobiliários é uma ótima opção de investimentos para quem busca receber uma renda recorrente, isso porque todo mês estes fundos repassam aos seus investidores o “aluguel” destes imóveis. Existem diversas outras vantagens de se investir em FII´s e uma das que mais atraem investidores é o fato de serem livres de imposto de renda para pessoa física. Além de serem geridos por profissionais que buscam imóveis já performados, os fundos trazem uma maior facilidade ao investidor, já que não demandam de escrituras, contratos, gastos com corretor, etc. Por fim, ao contrário de possuir um imóvel, que leva tempo para ser vendido, os fundos possuem liquidez muito maior, em até 2 dias, sendo ideal para situações de emergências onde o investidor precisa do dinheiro o quanto antes disponível.

Logo, os FII´s são uma ótima forma de se expor ao mercado imobiliário sem a necessidade de comprar um imóvel próprio, permitindo ao investidor acessar classes imobiliárias que ele nunca teria acesso através do mercado comum e garantindo uma renda passiva todo mês. Porém, como todo investimento, eles também têm riscos, como a vacância, a inadimplência e a desvalorização das cotas. Portanto, é importante conhecer bem os tipos, as características e as estratégias dos fundos antes de investir.

Agora que você explorou o fascinante universo dos fundos imobiliários, é hora de transformar o conhecimento em ação e impulsionar seus investimentos. Entre em contato conosco, nossa equipe de especialistas está pronta para ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros.

Por: Gustavo Born.

Interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre finanças e investimentos? Encontre uma diversidade de artigos em nosso site.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

ETFs
19/01/2024

Investindo no Mundo: A importância de incluir ETFs internacionais em sua estratégia de investimento

Plano de Saúde
14/01/2024

Curitiba Saudável: Por que sua Empresa Deveria Investir em Bem-Estar?

Fundos imobiliários
09/01/2024

Fundos Imobiliários: como aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário sem sair de casa.

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo