BLOG

Entenda o que é o CDI e como ele afeta seus investimentos

Publicado em
Quer saber como o CDI afeta os seus investimentos? Então confira tudo sobre ele e entenda o impacto que os títulos podem ter com a alta e a queda dele.
Real,Currency,,Money,From,Brazil.,A,Group,Of,Brazilian,Coins

O mercado financeiro é reconhecido por ter um monte de siglas importantes e muitas delas podem causar confusão nos investidores. Quem nunca se perguntou “como o CDI afeta os meus investimentos?” que atire a primeira a primeira pedra, não é mesmo?

Pois saiba que você não está sozinho e essa dúvida é muito mais comum do que imaginamos. Mas para não deixar ninguém perdido por aqui, chegou a hora de entender mais sobre a relação dos seus ativos com o CDI.

Hoje vamos entender o que ele é, qual a relação que o CDI tem com outros produtos financeiros e principalmente descobrir como ele impacta a rentabilidade dos seus investimentos. Bateu a curiosidade? Então confira agora!

O que é CDI?

Antes de mais nada, precisamos conhecer mais sobre o CDI e qual a importância dele para o sistema financeiro. Ele é a sigla de Certificado de Depósito Interbancário, um título de prazo bem curto que é emitido pelos bancos e tem alguma semelhança com o CDB.

Ao contrário dos investimentos que você já deve conhecer, o CDI não é oferecido aos investidores diretamente. Ele é usado para que as instituições bancárias emprestem e recebam recursos entre elas. Ou seja, mesmo que você não possa comprar um título, ele ainda é muito importante e faz uma diferença real no seu lucro.

Uma das curiosidades mais interessantes sobre este título é que ele possui um prazo de vencimento útil de apenas um dia. Sua existência e regulamentação está ligada ao Banco Central, que obriga os bancos a encerrarem o dia com um saldo positivo de caixa – o que faz com que a movimentação de um CDI ocorra entre eles.

E é justamente essa “burocracia” bancária que gera um impacto tão grande na vida dos investidores.

Entenda a relação entre CDI e taxa Selic

Você já sabe o que é a taxa Selic e como ela impacta a sua vida, mas será que descobriu o que a CDI tem a ver com ela?

Além de ser a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic também é usada nas operações financeiras que acontecem entre os bancos. Isso faz com que os empréstimos feitos por meio de CDIs usem esse índice como referência.

CDI x CDB x DI

Ainda no mundo das siglas do mercado financeiro, existem algumas que possuem uma relação bem próxima. É o caso de CDI, CDB e DI.

  • CDI – Certificado de Depósito Interbancário
  • CDB – Certificado de Depósito Bancário
  • DI – Depósito Interbancário

Por serem muitas vezes pré-fixados, os CDBs remuneram os investidores com um percentual da taxa do CDI. E o relacionamento próximo de um Certificado de Depósito Interbancário também acontece com os DIs, que tem como principal objetivo acompanhar a taxa do CDI.

E como o CDI afeta meus investimentos?

Eu sei que essa é a pergunta que não quer calar, por isso vale a pena prestar muita atenção. A taxa de CDI é usada como a maior referência de rentabilidade para títulos de renda fixa.

Seja como indicador ou benchmark (meta de desempenho), o CDI afeta diretamente a lucratividade dos seus títulos. Quando ele desce, significa que as aplicações de renda fixa terão um rendimento menor e a alta significa uma maior lucratividade para os investidores.

A importância do CDI é tão grande que até mesmo investimentos que não são atrelados diretamente à ele podem ser afetados pelas alterações.

Converse com um especialista

Mais do que entender na teoria, o importante é pegar todo esse conhecimento e colocar em prática na hora de investir com segurança no mercado financeiro. Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de quem realmente entende do assunto e está pronto para te ajudar.

Converse com um especialista da Phi Investimentos e saiba como fazer as melhores escolhas para que o seu patrimônio aumente com as escolhas mais eficientes para o seu dinheiro.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo