BLOG

Melhores fundos de investimento para cada perfil de investidores

Publicado em
Saiba o que são fundos de investimentos, saiba como funcionam e conheça os mais indicados para cada perfil de investidor e estratégia financeira.
Melhores fundos de investimento para cada perfil de investidores

Entender o que são os fundos de investimentos e como escolher o melhor para o seu perfil é uma boa maneira de diversificar o seu portfólio e aumentar os lucros. Indicados para todos os tipos de investidores, sempre existe uma opção que se encaixa exatamente em cada necessidade.

Uma das razões que ajudam a entender o crescimento desse tipo de produto financeiro é o maior conhecimento sobre dinheiro adquirido pelos brasileiros nos últimos anos. Com a popularidade em alta, mais pessoas discutem sobre o tema e se interessam em saber mais sobre o que são e como investir nos fundos.

Se você faz parte desse grupo, confira o nosso artigo até o fim e entenda como dar seus primeiros passos para aumentar a sua carteira de investimentos com essa operação tão popular.

O que são fundos de investimentos?

Os fundos de investimentos são um tipo de aplicação financeira coletiva, onde um fundo reúne recursos de várias pessoas para que um gestor profissional tome as melhores decisões.

Os lucros são divididos proporcionalmente de acordo com o aporte realizado por cada um, mas algumas regras mais específicas podem variar de acordo com cada fundo de investimento. Por conta disso, é importante que você conheça bem como eles funcionam e tire todas as suas dúvidas antes de fazer a sua escolha.

Um hábito que tem crescido é o de investir em vários fundos de investimentos simultaneamente. Isso permite conhecer produtos diferentes e encontrar aqueles que melhor se encaixam em sua estratégia. Para obter o melhor resultado, é recomendado uma conversa com o seu especialista em finanças que irá lhe guiar na melhor tomada de decisão.

Perfil de investidor: conheça o fundo de investimento adequado para cada um

Conservador

Os investidores de perfil conservador não gostam de correr riscos e optam sempre por opções que ofereçam muita segurança, ainda que a liquidez não seja das mais altas. Eles também costumam ter planos de longo prazo e não são muito fãs de um retorno rápido, priorizando os produtos financeiros que apresentem pouca ou quase nenhuma variação.

FUNDO DE INVESTIMENTO PARA PERFIL CONSERVADOR: Os fundos de renda fixa costumam atrair investidores mais conservadores que buscam baixa oscilação e menor suscetibilidade aos riscos.

Moderado

Existem pessoas que adoram o frio e o calor, o dia e a noite e a balada e o soninho com a mesma intensidade. No mercado financeiro, esse tipo de investidor é chamado de moderado. Eles costumam optar por opções um pouco mais arriscadas para aumentar os rendimentos, ainda que a maior parte dos ativos na carteira de investimentos sejam opções com boa segurança.

FUNDO DE INVESTIMENTO PARA PERFIL MODERADO: Os fundos multimercados são bem atraentes para os investidores arrojados por conta da grande liberdade que oferecem ao gestor na operação.

Arrojado

Quem tem espírito aventureiro no sangue não abandona nem mesmo na hora de fazer escolhas com o dinheiro. Ainda que com responsabilidade, os investidores arrojados costumam escolher ativos com risco maior e ao mesmo tempo aumentar as possibilidades de ganhos. Tudo é feito sempre de forma estratégica, apenas com uma pendência aos títulos que ofereçam uma rentabilização mais interessante.

FUNDO DE INVESTIMENTO PARA PERFIL ARROJADO: Os fundos de ações são alternativas interessantes para o investidor de perfil moderado que topa correr alguns riscos.

Comece a investir agora mesmo

Escolher a melhor aplicação para o seu patrimônio não é algo que possa ser feito sem preparação e muita informação de quem realmente entende do assunto.

Por isso, você não pode perder o mais novo lançamento da Phi Investimentos para ajudar na sua educação financeira: o e-book Quero investir, mas não sei por onde começar.

Ele estará disponível em breve, mas você pode fazer seu registro agora mesmo para receber este conteúdo diretamente em suas mãos. Acesse o site do lançamento do Curso de Investidores e faça seu cadastro rapidamente para não perder nenhum detalhe.

Siga a Phi Investimentos nas redes sociais para saber mais! Fique por dentro do nosso LinkedIn, Instagram e Facebook.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Dicas
27/06/2022

O único almoço grátis em investimentos

Educação financeira
22/06/2022

Com dificuldades para manejar seus investimentos?

Educação financeira
16/06/2022

Como identificar boas oportunidades de investimento?

Educação financeira
14/06/2022

O que é um planejamento matrimonial?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.