Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Mercado de ações: tudo que um investidor iniciante precisa saber

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quem busca diversificar a carteira de investimentos encontra no mercado de ações uma boa alternativa para fazer isso e obter ótimos retornos. Com um recente crescimento na procura por esses produtos financeiros, conhecer mais sobre como ele funciona, quais os riscos e as vantagens é fundamental para quem está dando os primeiros passos.

Aliás, quanto maior for o seu conhecimento sobre o tema, melhores serão as suas escolhas na hora de decidir como investir o seu dinheiro no mercado de ações. Por isso, hoje vamos falar sobre tudo que você precisa saber para começar a investir nesse segmento.

O que é o mercado de ações?

Trata-se de um ecossistema onde é possível comprar e vender papéis financeiros dos mais diversos tipos, como ações, debêntures, ETF’s e de empresas de capital aberto. É importante ressaltar que essas operações são devidamente regulamentadas e fiscalizadas no Brasil pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

As negociações do mercado de ações acontecem na Bolsa de Valores, como a B3. Ela opera simultaneamente com as outras instituições do mundo e seu horário de atuação acontece no horário comercial brasileiro.

Além das ações, também são realizadas transações de índices, fundos de investimentos e demais ativos que podem ser negociados na B3.

Como funciona o mercado de ações?

Muitas pessoas conheceram o mercado de ações por conta dos pregões, onde os operadores anunciavam as vendas e compras de papéis aos gritos nos telefones. Bom, isso mudou muito – e para melhor!

Atualmente, todas as operações são feitas de maneira digital, com mais segurança e agilidade nas transações. Funciona da seguinte forma: existe uma corretora, como a Guide Investimentos, sendo a responsável por fazer a conexão entre os compradores e os vendedores. 

E essas corretoras têm escritórios parceiros para atrair, atender e auxiliar clientes que desejam investir em ações. É dentro desses escritórios parceiros, como a Phi Investimentos, que existem os profissionais chamados “assessores de investimentos” especializados no assunto, vão entender qual é a sua necessidade ou desejo e te indicarão a melhor forma de realizar as suas aplicações.

As decisões de quando vender, segurar ou comprar as ações devem ser feitas com base no conhecimento do assunto, situação econômica e nos fatos que estão acontecendo no momento.

Vantagens para os investidores

Uma das principais dicas para investidores iniciantes é nunca colocar todos os ovos na mesma cesta, o que significa que não devemos concentrar todos os nossos recursos em apenas um tipo de investimento. 

A entrada no mercado de ações é um bom passo para você conhecer produtos financeiros dinâmicos, com um risco mais elevado e que ajudam a diversificar a sua carteira de investimentos com mais alternativas. 

Esse tipo de produto é muito indicado para quem gosta de acompanhar as principais companhias do mundo e se tornar sócio delas, mesmo que de uma menor parte. Além disso, aqui existe uma chance de aumentar consideravelmente o seu retorno a curto prazo de maneira acessível e muito prática.

Riscos que você deve prestar atenção e a importância da diversificação

Conhecer os riscos do mercado de ações é necessário para que você saiba onde está entrando e quais são os principais pontos de alerta para os investidores, principalmente aqueles que ainda estão começando nesse mundo das finanças.

Um dos principais – e que nunca pode ser desconsiderado – é a possível perda do dinheiro colocado nos papéis. Por isso, nunca coloque todos os seus recursos apenas no mercado de ações, priorizando sempre a variação de produtos financeiros na sua carteira.

A diversificação é necessária para reduzir riscos e potencializar o rendimento da sua carteira.

Outros pontos que podem representar riscos são o momento da empresa investida, as incertezas e possíveis baixas da economia e do mercado financeiro e a possibilidade de a liquidez obtida nem sempre ser a que o acionista estava esperando.

Entrando no mercado de ações

Participar da compra e venda de papéis tem sido uma das principais escolhas dos investidores brasileiros nos últimos anos. Para dar seus primeiros passos, estude sempre esse tema e acompanhe tudo que está rolando no mercado de ações.

Vamos receber o Roberto Esteves, da Guepardo Investimentos, para uma conversa bem interessante sobre o mercado acionário e as perspectivas impostas pelo cenário atual. 

Este encontro será imperdível e vale muito a pena fazer a sua inscrição para não ficar de fora.

Dias
Horas
Minutos
Segundos
VEJA TAMBÉM

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

16/09/2021

Ela é conhecida de todos os investidores, mas você sabe a influência da taxa Selic nos investimentos? Descubra agora!

Eleições Brasil em 2022: O que fazer com o meu dinheiro?

09/09/2021

Estudo focado em avaliar o retorno dos ativos financeiros no Brasil em anos de eleições presidenciais, avaliar o retorno individual dos principais indicadores, e da mesma forma avaliar o desempenho de carteiras de investimento.

4 alternativas mais rentáveis que a poupança

07/09/2021

Pare de perder dinheiro! Conheça quatro investimentos que superam o rendimento da poupança e que mantêm seu poder de compra protegido.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!