BLOG

Mercado de ações: tudo que um investidor iniciante precisa saber

Publicado em
Está pensando em entrar no mercado de ações? Confira agora como ele funciona e quais são os riscos e vantagens!
Mercado-de-acoes-tudo-que-um-investidor-iniciante-precisa-saber

Quem busca diversificar a carteira de investimentos encontra no mercado de ações uma boa alternativa para fazer isso e obter ótimos retornos. Com um recente crescimento na procura por esses produtos financeiros, conhecer mais sobre como ele funciona, quais os riscos e as vantagens é fundamental para quem está dando os primeiros passos.

Aliás, quanto maior for o seu conhecimento sobre o tema, melhores serão as suas escolhas na hora de decidir como investir o seu dinheiro no mercado de ações. Por isso, hoje vamos falar sobre tudo que você precisa saber para começar a investir nesse segmento.

O que é o mercado de ações?

Trata-se de um ecossistema onde é possível comprar e vender papéis financeiros dos mais diversos tipos, como ações, debêntures, ETF’s e de empresas de capital aberto. É importante ressaltar que essas operações são devidamente regulamentadas e fiscalizadas no Brasil pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

As negociações do mercado de ações acontecem na Bolsa de Valores, como a B3. Ela opera simultaneamente com as outras instituições do mundo e seu horário de atuação acontece no horário comercial brasileiro.

Além das ações, também são realizadas transações de índices, fundos de investimentos e demais ativos que podem ser negociados na B3.

Como funciona o mercado de ações?

Muitas pessoas conheceram o mercado de ações por conta dos pregões, onde os operadores anunciavam as vendas e compras de papéis aos gritos nos telefones. Bom, isso mudou muito – e para melhor!

Atualmente, todas as operações são feitas de maneira digital, com mais segurança e agilidade nas transações. Funciona da seguinte forma: existe uma corretora, como a Guide Investimentos, sendo a responsável por fazer a conexão entre os compradores e os vendedores. 

E essas corretoras têm escritórios parceiros para atrair, atender e auxiliar clientes que desejam investir em ações. É dentro desses escritórios parceiros, como a Phi Investimentos, que existem os profissionais chamados “assessores de investimentos” especializados no assunto, vão entender qual é a sua necessidade ou desejo e te indicarão a melhor forma de realizar as suas aplicações.

As decisões de quando vender, segurar ou comprar as ações devem ser feitas com base no conhecimento do assunto, situação econômica e nos fatos que estão acontecendo no momento.

Vantagens para os investidores

Uma das principais dicas para investidores iniciantes é nunca colocar todos os ovos na mesma cesta, o que significa que não devemos concentrar todos os nossos recursos em apenas um tipo de investimento. 

A entrada no mercado de ações é um bom passo para você conhecer produtos financeiros dinâmicos, com um risco mais elevado e que ajudam a diversificar a sua carteira de investimentos com mais alternativas. 

Esse tipo de produto é muito indicado para quem gosta de acompanhar as principais companhias do mundo e se tornar sócio delas, mesmo que de uma menor parte. Além disso, aqui existe uma chance de aumentar consideravelmente o seu retorno a curto prazo de maneira acessível e muito prática.

Riscos que você deve prestar atenção e a importância da diversificação

Conhecer os riscos do mercado de ações é necessário para que você saiba onde está entrando e quais são os principais pontos de alerta para os investidores, principalmente aqueles que ainda estão começando nesse mundo das finanças.

Um dos principais – e que nunca pode ser desconsiderado – é a possível perda do dinheiro colocado nos papéis. Por isso, nunca coloque todos os seus recursos apenas no mercado de ações, priorizando sempre a variação de produtos financeiros na sua carteira.

A diversificação é necessária para reduzir riscos e potencializar o rendimento da sua carteira.

Outros pontos que podem representar riscos são o momento da empresa investida, as incertezas e possíveis baixas da economia e do mercado financeiro e a possibilidade de a liquidez obtida nem sempre ser a que o acionista estava esperando.

Entrando no mercado de ações

Participar da compra e venda de papéis tem sido uma das principais escolhas dos investidores brasileiros nos últimos anos. Para dar seus primeiros passos, estude sempre esse tema e acompanhe tudo que está rolando no mercado de ações.

Vamos receber o Roberto Esteves, da Guepardo Investimentos, para uma conversa bem interessante sobre o mercado acionário e as perspectivas impostas pelo cenário atual. 

Este encontro será imperdível e vale muito a pena fazer a sua inscrição para não ficar de fora.

Dias
Horas
Minutos
Segundos
COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo