BLOG

O que são e como funcionam as criptomoedas?

Publicado em
As criptomoedas chegaram como uma onda disruptiva, mas você sabe como elas funcionam e o porquê delas terem despertado a atenção de vários investidores no mercado?
O que são e como funcionam as criptomoedas?

Você com certeza já deve ter ouvido falar ao menos uma vez delas: as criptomoedas. Mas você sabe o que são criptomoedas e como elas funcionam?

Neste breve artigo você poderá aprender mais sobre o básico das criptomoedas. Caso tenha mais interesse nesse tipo de investimento, saiba que a Phi possui um novíssimo Ebook sobre o assunto, mais sobre no final do artigo!

O que são criptomoedas?

Assim como o Real, o Dólar e o Euro, as criptomoedas são um tipo de dinheiro, que pode ser usado para comprar coisas e receber como forma de pagamento.

Mas não são as semelhanças que tornam elas tão importantes, pois são as diferenças com as moedas tradicionais que fazem com que as criptomoedas despertam tanto interesse entre os investidores.

Ao contrário das moedas tradicionais, uma criptomoeda é totalmente digital e não possui uma moeda ou cédula física. Tudo acontece na internet e todas as transações são 100% digitais.

Além disso, elas não são emitidas por nenhum governo ou órgão oficial. Isso acontece também na hora de fazer um pagamento ou transferência, que são executadas entre quem está enviando diretamente para quem está recebendo, sem que nenhum órgão regulamentador interfira no processo.

Como funciona a mineração?

O termo minerar é usado para encontrar as criptomoedas pois a sua prática é muito parecida com a dos mineiros que escavam lugares profundos à procura de ouro, diamante e demais pedras preciosas.

A mineração é a responsável por colocar novas moedas no mercado, assim como o Banco Central na hora de imprimir mais dinheiro para a sociedade. Ela acontece quando um computador resolve um complexo problema matemático e é validado pela comunidade.

Apesar de existirem diversas máquinas com capacidade de executar isso, a alta competitividade faz com que sejam necessários supercomputadores e um altíssimo custo de energia para conseguir resolver o problema primeiro e ser presenteado pelo sistema com uma criptomoeda.

Elas são seguras?

Essa é provavelmente a maior dúvida em relação ao tema e pode ficar tranquilo, pois as criptomoedas são protegidas por criptografia, a mesma tecnologia utilizada em vários aplicativos para proteger a identidade e o conteúdo de mensagens trocadas entre indivíduos.

Além disso, é possível manter a privacidade de quem possui um criptoativo, pois não é necessário vincular seus dados para realizar uma transação.

Quer aprender mais sobre criptomoedas?

Nunca se falou tanto em criptomoedas como nos dias de hoje. E não é para menos, pois este assunto se tornou obrigatório para investidores e tem atraído a atenção de todos no mercado financeiro. Baixe agora mesmo esse Ebook novinho e completo da Phi!

Ebook da Phi Investimentos sobre Criptomoedas: “Tudo o que você precisa saber para começar a investir.”

Siga a Phi Investimentos nas redes sociais para saber mais! Fique por dentro do nosso LinkedIn, Instagram e Facebook.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Dicas
27/06/2022

O único almoço grátis em investimentos

Educação financeira
22/06/2022

Com dificuldades para manejar seus investimentos?

Educação financeira
16/06/2022

Como identificar boas oportunidades de investimento?

Educação financeira
14/06/2022

O que é um planejamento matrimonial?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.