BLOG

Panorama da Renda Fixa em 2023

Publicado em
Obtenha uma visão geral do mercado brasileiro com enfoque em rendimentos com juros.
Pro artigo (6)

Questões políticas sempre rondam o ambiente de negócios brasileiro, porém em ano de transição governamental o impacto nos investimentos tende a ser maior.  O novo governo Lula é a principal pauta de discussão no momento devido às mudanças que estão por vir. Como, por exemplo, as fiscais, as quais são de suma relevância para quem investe, principalmente em renda fixa, tendo em vista que a falta de credibilidade fiscal pode afetar os rendimentos dos investidores.

Após diversos e conhecidos fatores globais que contribuíram para elevar a inflação, desemprego e taxa de juros (cenário conhecido como estagflação), o Copom, órgão responsável por alterações na taxa básica de juros nacional (ou Selic), está em alerta e seguirá com enfoque na estabilização monetária, mesmo que o presidente se oponha às práticas necessárias para isso.

No meio do mar de conflitos político-econômicos comuns ao Brasil, investidores locais podem acabar naufragados e a ver seus ativos submersos pela inflação. Porém, há maneiras de ter um norte e evitar caminhos que levarão a, por exemplo, ter um título totalmente corroído pelo IPCA.

Cenário brasileiro

Apesar da oposição do presidente ao aperto monetário, o Banco Central e grande parte do meio político-econômico apoiam medidas restritivas para restaurar a estabilidade dos preços. Nesse sentido, pode-se observar o Copom sinalizando em suas reuniões a tendência de manter a Selic no mesmo patamar por boa parte de 2023.

Inflação

Apesar da diminuição da inflação observada desde o ano passado, esse histórico pode ser considerado ilusório, pois a desoneração tributária dos combustíveis adotada pelo governo Bolsonaro segura o IPCA causando a ilusão de que os preços deixaram de subir. Porém, com o fim dessa prática com data próxima, a realidade virá à tona. Tendo em vista que os preços administrados deixarão de ter forte influência no índice, e os sem interferência direta do governo, os quais estão historicamente acima do habitual, terão maior visibilidade, dando fim ao processo de desinflação. Levando a inflação acumulada ao final do ano alcançar patamar parecido com o do anterior.

Taxa de juros

Com o IPCA indicando elevação nos preços, a Selic tende a permanecer alta. E a ideia de manter a taxa básica de juros nacional elevada não assusta o Banco Central, o qual indicou até mesmo a possibilidade da manutenção dos 13,75% até o final do ano, embora esse não seja o cenário mais provável. 

O Boletim Focus (2023, p. 1) informa expectativa dos juros decrescendo para os 12,75%, o que, conforme analistas da Guide (2023, p. 16), deve ocorrer com o decorrer do ano, já que o espaço para reduções deve começar a surgir apenas no segundo semestre, tendo em vista as incertezas políticas.

Mercado

A possível queda da Selic tende a beneficiar títulos pré-fixados, apesar de cautela ser necessária devido às incertezas sobre quando a taxa começará a cair. Em relatório da Guide (2023, p. 38), seguindo o cenário de que a inflação continuará alta, são destacados os indexados ao IPCA, como híbridos (pré + inflação). Para mais conservadores, pós-fixados devem compor a maior parte da carteira, devido ao risco do cenário político.

Sobre o texto

É de caráter informativo e não tem objetivo de servir como recomendação. Todas as informações são de acesso público. Para maior aprofundamento e auxílio na hora de investir com segurança, busque assessoria que adeque ativos com seu perfil de investidor.

Por Matheus Alexandre de Faria. Estagiário do Estúdio de Phinanças e Graduando em Economia pela PUCPR, sob orientação da Prof° Dra. Andréia Ribeiro da Luz

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Focus Relatório de Mercado. Endereço: <https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus>. Data de Acesso: março de 2023.

GUIDE INVESTIMENTOS. Relatório Anual 2023. Endereço: <https://conteudos.guide.com.br/analises/relatorio-anual-2023>. Data de Acesso: março de 2023.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo