BLOG

Primeiros passos para quem deseja investir em Previdência Privada

Publicado em
Entenda o que é a previdência privada, como funciona e como investir de forma segura para garantir seu futuro
Primeiros passos para quem deseja investir em Previdência Privada

Pensar nos dias que estão por vir e garantir um futuro tranquilo financeiramente é o que move muitos investidores. Para isso, a opção pela previdência privada pode ser uma ótima solução para quem ainda tem dúvidas sobre onde depositar o dinheiro.

Mas para que tudo saia conforme o esperado, é preciso entender como funciona a previdência privada e como investir nela com sabedoria.

O que é a previdência privada?

Pensar na aposentadoria pode parecer um plano muito distante para muitas pessoas, mas começar a fazer isso cedo é uma das melhores decisões que alguém pode tomar pensando no amanhã.

Assim como a caderneta de poupança, a previdência privada é um produto financeiro conhecido de boa parte dos brasileiros.

Trata-se de uma aplicação de longo prazo em que o contribuinte é remunerado a partir do momento em que ele poderá receber o valor. Com mais facilidades e opções do que a previdência social, essa modalidade tem se tornado bem atrativa para quem busca por um investimento seguro.

Como ela funciona e quais os títulos disponíveis?

A previdência privada é composta por um fundo de investimento constituído, cuja obrigação é remunerar o investidor após o fim do tempo de contribuição. Esse pagamento pode ser feito de forma vitalícia mensalmente – como acontece na previdência pública – ou ser depositado todo de uma só vez.

Existem dois tipos de previdência privada: PGBL e VGBL, e a principal diferença tem a ver com a forma como você declara o Imposto de Renda. Conheça mais sobre cada um deles:

  • Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) → Indicado para quem declara o IR usando o formulário completo. A contribuição pode deduzir até 12% da renda bruta, desde que seja recolhido o INSS ou regime próprio. A tributação é feita sobre todo o valor – rendimento mais principal.
  • Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL)→ Ideal para quem usa o formulário simplificado na hora de prestar contas ao Leão. Aqui não há benefício fiscal e a tributação é apenas sobre os rendimentos.

Como é o rendimento da previdência privada?

Cada plano de previdência privada possui um time de rentabilidade, que varia conforme o fundo de investimentos. Eles podem ser atrelados à Selic, ações, crédito privado, entre outros.

Como existem diversas opções para os mais diversos perfis de investidores, é importante que você consulte um especialista em previdência privada para que este profissional possa te ajudar a tomar a decisão mais consciente para investir o seu dinheiro.

É seguro investir em previdência privada?

Assim como em vários outros produtos financeiros, existem muitas opções e cada uma delas voltadas para um tipo de público.

Existem alternativas que prezam pela máxima segurança e um retorno mais conservador, enquanto outras trazem um retorno mais alto do valor investido sendo voltadas para quem pertence ao estilo arrojado de investimento.

Qual o melhor título de previdência privada para você?

Não existe uma opção que seja melhor que a outra, existe sim, a que seja mais adequada para a sua situação. Uma boa maneira de tomar essa decisão é entender melhor qual é o seu perfil e assim encontrar a melhor solução de previdência privada para você.

A previdência privada confere mais segurança e certeza para o seu futuro, ficando longe dos riscos de mudanças que rondam a previdência social.

Quando resgatar a previdência privada?

Muita gente acredita que o valor investido possa ser retornado apenas quando o contribuinte se aposenta, mas essa não é a única forma de ver seu investimento em mãos novamente.

É possível resgatar antes caso você queira. Porém, é preciso ver especificamente cada caso para verificar quais são as condições para isso e descobrir qual é a melhor hora de reaver seu dinheiro.

Em caso de morte do titular, o valor pode ir para fundo de investimento (caso seja uma previdência privada de renda por um determinado período) ou para os beneficiários do contratante (títulos de renda vitalícia).

Saiba mais sobre a previdência privada

Para saber ainda mais sobre esse assunto é só conferir o Ciclo de Palestras: Previdência Privada, que vai acontecer no dia 17/08 com transmissão ao vivo no YouTube.

Aprenda mais sobre esta forma de investimento que tem conquistado cada vez mais clientes e que pode ser a solução que você tanto deseja para cuidar do seu futuro e da sua família.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Dicas
27/06/2022

O único almoço grátis em investimentos

Educação financeira
22/06/2022

Com dificuldades para manejar seus investimentos?

Educação financeira
16/06/2022

Como identificar boas oportunidades de investimento?

Educação financeira
14/06/2022

O que é um planejamento matrimonial?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.