Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Primeiros passos para quem deseja investir em Previdência Privada

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Pensar nos dias que estão por vir e garantir um futuro tranquilo financeiramente é o que move muitos investidores. Para isso, a opção pela previdência privada pode ser uma ótima solução para quem ainda tem dúvidas sobre onde depositar o dinheiro.

Mas para que tudo saia conforme o esperado, é preciso entender como funciona a previdência privada e como investir nela com sabedoria.

O que é a previdência privada?

Pensar na aposentadoria pode parecer um plano muito distante para muitas pessoas, mas começar a fazer isso cedo é uma das melhores decisões que alguém pode tomar pensando no amanhã.

Assim como a caderneta de poupança, a previdência privada é um produto financeiro conhecido de boa parte dos brasileiros.

Trata-se de uma aplicação de longo prazo em que o contribuinte é remunerado a partir do momento em que ele poderá receber o valor. Com mais facilidades e opções do que a previdência social, essa modalidade tem se tornado bem atrativa para quem busca por um investimento seguro.

Como ela funciona e quais os títulos disponíveis?

A previdência privada é composta por um fundo de investimento constituído, cuja obrigação é remunerar o investidor após o fim do tempo de contribuição. Esse pagamento pode ser feito de forma vitalícia mensalmente – como acontece na previdência pública – ou ser depositado todo de uma só vez.

Existem dois tipos de previdência privada: PGBL e VGBL, e a principal diferença tem a ver com a forma como você declara o Imposto de Renda. Conheça mais sobre cada um deles:

  • Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) → Indicado para quem declara o IR usando o formulário completo. A contribuição pode deduzir até 12% da renda bruta, desde que seja recolhido o INSS ou regime próprio. A tributação é feita sobre todo o valor – rendimento mais principal.
  • Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL)→ Ideal para quem usa o formulário simplificado na hora de prestar contas ao Leão. Aqui não há benefício fiscal e a tributação é apenas sobre os rendimentos.

Como é o rendimento da previdência privada?

Cada plano de previdência privada possui um time de rentabilidade, que varia conforme o fundo de investimentos. Eles podem ser atrelados à Selic, ações, crédito privado, entre outros.

Como existem diversas opções para os mais diversos perfis de investidores, é importante que você consulte um especialista em previdência privada para que este profissional possa te ajudar a tomar a decisão mais consciente para investir o seu dinheiro.

É seguro investir em previdência privada?

Assim como em vários outros produtos financeiros, existem muitas opções e cada uma delas voltadas para um tipo de público.

Existem alternativas que prezam pela máxima segurança e um retorno mais conservador, enquanto outras trazem um retorno mais alto do valor investido sendo voltadas para quem pertence ao estilo arrojado de investimento.

Qual o melhor título de previdência privada para você?

Não existe uma opção que seja melhor que a outra, existe sim, a que seja mais adequada para a sua situação. Uma boa maneira de tomar essa decisão é entender melhor qual é o seu perfil e assim encontrar a melhor solução de previdência privada para você.

A previdência privada confere mais segurança e certeza para o seu futuro, ficando longe dos riscos de mudanças que rondam a previdência social.

Quando resgatar a previdência privada?

Muita gente acredita que o valor investido possa ser retornado apenas quando o contribuinte se aposenta, mas essa não é a única forma de ver seu investimento em mãos novamente.

É possível resgatar antes caso você queira. Porém, é preciso ver especificamente cada caso para verificar quais são as condições para isso e descobrir qual é a melhor hora de reaver seu dinheiro.

Em caso de morte do titular, o valor pode ir para fundo de investimento (caso seja uma previdência privada de renda por um determinado período) ou para os beneficiários do contratante (títulos de renda vitalícia).

Saiba mais sobre a previdência privada

Para saber ainda mais sobre esse assunto é só conferir o Ciclo de Palestras: Previdência Privada, que vai acontecer no dia 17/08 com transmissão ao vivo no YouTube.

Aprenda mais sobre esta forma de investimento que tem conquistado cada vez mais clientes e que pode ser a solução que você tanto deseja para cuidar do seu futuro e da sua família.

VEJA TAMBÉM

Mercado de ações: tudo que um investidor iniciante precisa saber

22/09/2021

Está pensando em entrar no mercado de ações? Confira agora como ele funciona e quais são os riscos e vantagens!

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

16/09/2021

Ela é conhecida de todos os investidores, mas você sabe a influência da taxa Selic nos investimentos? Descubra agora!

Eleições Brasil em 2022: O que fazer com o meu dinheiro?

09/09/2021

Estudo focado em avaliar o retorno dos ativos financeiros no Brasil em anos de eleições presidenciais, avaliar o retorno individual dos principais indicadores, e da mesma forma avaliar o desempenho de carteiras de investimento.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!