BLOG

Simplificando a renda fixa e renda variável

Publicado em
Entre os principais tipos de investimentos de renda fixa podemos destacar: Poupança, Tesouro Direto, CDBs e RDBs. Em relação à renda variável: Ações, Fundos de ações, Fundos multimercados, Ouro, etc.
Simplificando-a-renda-fixa-e-renda-variavel

A quantidade de opções de investimentos para iniciantes são tantas que é comum ficar em dúvida sobre o que cada um significa, qual é a diferença entre eles e como fazer a melhor escolha para o seu perfil. Esse é o caso da renda fixa e da renda variável, duas boas opções para perfis distintos de investidores, mas que causam dúvidas entre quem está começando no assunto.

Apesar de terem nomes parecidos, eles são voltados para públicos com objetivos diferentes. Para saber qual é o mais indicado para você, entenda melhor sobre cada um deles antes de começar a investir o seu dinheiro, descobrindo os prós e contras deles para encontrar a melhor solução para você e seus recursos.

O que é renda fixa?

É aquele tipo de investimento que possui regras definidas previamente. Isso possibilita que o investidor saiba antes de aplicar qual será o prazo e a taxa de rendimento, o que pode ser ótimo para quem é avesso aos riscos.

Aqui estão alguns dos investimentos mais conhecidos dos brasileiros, o que torna esse caminho bem interessante para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto e não gosta de arriscar.

Entre as principais categorias de investimentos de renda fixa podemos destacar:

O que é renda variável?

O investimento de renda variável é aquele que não dá garantias de ganho fixo ou de retorno do valor que foi aplicado. Isso gera mais riscos, pois não há certeza de lucro, porém a variação pode ser positiva e o dinheiro recebido ser maior que o esperado.

Essa modalidade tem crescido muito nos últimos anos no país e tem atraído mais investidores com o avanço da educação financeira. Apesar de não haver as mesmas garantias que a renda fixa, o investidor pode ter um retorno mais rápido também.

Os tipos de investimentos de renda variável mais conhecidos são:

Quais os riscos de cada tipo de investimento?

Como em muitos casos quando o assunto é investir no mercado financeiro, não existe uma escolha certa ou errada sobre qual a melhor ou pior, mas sim qual é a opção que se encaixa melhor em seus objetivos.

Os investimentos de renda fixa são excelentes para quem deseja ter uma aplicação segura e não quer arriscar. Mas, é importante estar ciente que o retorno pode não ser tão grande assim, mas que serão certos.

Já quem deseja um ganho maior, pode optar por um investimento de renda variável. Mesmo sem a garantia de retorno, eles se caracterizam pela possibilidade de um lucro mais significativo do que a renda fixa e também pela oportunidade de conseguir obter o rendimento mais cedo.

Como escolher onde investir?

Investidores com uma boa quantia de recursos podem optar pelos dois caminhos e garantir um leque maior de opções. Também é altamente recomendado conversar com especialistas do mercado financeiro, pois esse é um ótimo jeito de encontrar a melhor solução para você.

Para os iniciantes no mercado financeiro, é importante reconhecer qual o seu perfil de investidor e onde deseja chegar. Assim fica mais fácil descobrir o investimento que mais se encaixa na sua necessidade e o que esperar dele.

Além disso, não se esqueça que a variação de investimentos é uma boa solução para investidores iniciantes. As corretoras como a Phi Investimentos trabalham com um enorme leque de produtos e assim fica muito mais fácil encontrar a opção perfeita para você.

Agora que você já conhece mais sobre a renda fixa e renda variável, que tal começar a investir e aumentar o seu patrimônio? Essa é uma ótima maneira de fazer com que seu dinheiro possa render muito mais do jeito que você sempre desejou.

Existem diversas alternativas disponíveis e com as mais variadas taxas de retorno, prazos e características de investimento. É só escolher a sua preferida e começar a movimentar seu dinheiro!

Para isso, entre em contato com nosso time de especialistas da Phi Investimentos e veja como podemos te ajudar a encontrar o melhor produto financeiro para você.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Sem categoria
23/05/2024

Seja anti-crise: proteja seu patrimônio com investimento certo

Sem categoria
16/05/2024

Nosso hiperfoco é a excelência em investimento

Sem categoria
09/05/2024

Equilibrando o tripé do investimento: liquidez, risco e rentabilidade

sucesso financeiro
02/05/2024

Diversifique sua carteira: O segredo para o sucesso financeiro

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.