Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Simplificando a renda fixa e renda variável

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A quantidade de opções de investimentos para iniciantes são tantas que é comum ficar em dúvida sobre o que cada um significa, qual é a diferença entre eles e como fazer a melhor escolha para o seu perfil. Esse é o caso da renda fixa e da renda variável, duas boas opções para perfis distintos de investidores, mas que causam dúvidas entre quem está começando no assunto.

Apesar de terem nomes parecidos, eles são voltados para públicos com objetivos diferentes. Para saber qual é o mais indicado para você, entenda melhor sobre cada um deles antes de começar a investir o seu dinheiro, descobrindo os prós e contras deles para encontrar a melhor solução para você e seus recursos.

O que é renda fixa?

É aquele tipo de investimento que possui regras definidas previamente. Isso possibilita que o investidor saiba antes de aplicar qual será o prazo e a taxa de rendimento, o que pode ser ótimo para quem é avesso aos riscos.

Aqui estão alguns dos investimentos mais conhecidos dos brasileiros, o que torna esse caminho bem interessante para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto e não gosta de arriscar.

Entre as principais categorias de investimentos de renda fixa podemos destacar:

O que é renda variável?

O investimento de renda variável é aquele que não dá garantias de ganho fixo ou de retorno do valor que foi aplicado. Isso gera mais riscos, pois não há certeza de lucro, porém a variação pode ser positiva e o dinheiro recebido ser maior que o esperado.

Essa modalidade tem crescido muito nos últimos anos no país e tem atraído mais investidores com o avanço da educação financeira. Apesar de não haver as mesmas garantias que a renda fixa, o investidor pode ter um retorno mais rápido também.

Os tipos de investimentos de renda variável mais conhecidos são:

Quais os riscos de cada tipo de investimento?

Como em muitos casos quando o assunto é investir no mercado financeiro, não existe uma escolha certa ou errada sobre qual a melhor ou pior, mas sim qual é a opção que se encaixa melhor em seus objetivos.

Os investimentos de renda fixa são excelentes para quem deseja ter uma aplicação segura e não quer arriscar. Mas, é importante estar ciente que o retorno pode não ser tão grande assim, mas que serão certos.

Já quem deseja um ganho maior, pode optar por um investimento de renda variável. Mesmo sem a garantia de retorno, eles se caracterizam pela possibilidade de um lucro mais significativo do que a renda fixa e também pela oportunidade de conseguir obter o rendimento mais cedo.

Como escolher onde investir?

Investidores com uma boa quantia de recursos podem optar pelos dois caminhos e garantir um leque maior de opções. Também é altamente recomendado conversar com especialistas do mercado financeiro, pois esse é um ótimo jeito de encontrar a melhor solução para você.

Para os iniciantes no mercado financeiro, é importante reconhecer qual o seu perfil de investidor e onde deseja chegar. Assim fica mais fácil descobrir o investimento que mais se encaixa na sua necessidade e o que esperar dele.

Além disso, não se esqueça que a variação de investimentos é uma boa solução para investidores iniciantes. As corretoras como a Phi Investimentos trabalham com um enorme leque de produtos e assim fica muito mais fácil encontrar a opção perfeita para você.

Agora que você já conhece mais sobre a renda fixa e renda variável, que tal começar a investir e aumentar o seu patrimônio? Essa é uma ótima maneira de fazer com que seu dinheiro possa render muito mais do jeito que você sempre desejou.

Existem diversas alternativas disponíveis e com as mais variadas taxas de retorno, prazos e características de investimento. É só escolher a sua preferida e começar a movimentar seu dinheiro!

Para isso, entre em contato com nosso time de especialistas da Phi Investimentos e veja como podemos te ajudar a encontrar o melhor produto financeiro para você.

VEJA TAMBÉM

Mercado de ações: tudo que um investidor iniciante precisa saber

22/09/2021

Está pensando em entrar no mercado de ações? Confira agora como ele funciona e quais são os riscos e vantagens!

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

16/09/2021

Ela é conhecida de todos os investidores, mas você sabe a influência da taxa Selic nos investimentos? Descubra agora!

Eleições Brasil em 2022: O que fazer com o meu dinheiro?

09/09/2021

Estudo focado em avaliar o retorno dos ativos financeiros no Brasil em anos de eleições presidenciais, avaliar o retorno individual dos principais indicadores, e da mesma forma avaliar o desempenho de carteiras de investimento.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!