BLOG

Taxa de juros: o que é e como ela afeta seus investimentos?

Publicado em
Saiba tudo sobre a taxa de juros e descubra porque ela é tão importante para quem está no mercado financeiro
Taxa-de-juros-o-que-e-e-como-ela-afeta-seus-investimentos

Existem diversos conceitos importantes – e interessantes – no mercado financeiro. Alguns deles, como a taxa de juros, são bem conhecidos até mesmo do grande público e fazem parte da rotina de quem já está acostumado a investir.

Assim como acontece no mercado de ações, taxa Selic e criptomoedas, eles são assuntos que estão nos noticiários e principais portais todos os dias e acabam influenciando diretamente muitos produtos financeiros.

Mesmo assim, existe uma grande quantidade de pessoas que ainda não entende exatamente o que é esse assunto ou não sabe como a taxa de juros impacta os investimentos. Para não deixar nenhuma dúvida e te ajudar a ter um bom retorno, vamos conhecer melhor esse tópico tão popular entre os investidores.

O que é a taxa de juros?

A taxa de juros é o valor que representa o lucro de um determinado produto financeiro ao longo do tempo. Representada por meio de porcentagem, ela pode ser calculada de forma mensal ou anual.

Podemos entender também a taxa de juros como o valor pago ou recebido ao final de um determinado tempo. É o que ocorre nos investimentos (quando recebemos) ou em uma compra parcelada a longo prazo (quando pagamos).

De forma ainda mais simples, é o custo do empréstimo dos recursos.

Tipos de taxas de juros

Outro ponto importante são os tipos de taxas de juros. Pois, ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um único modelo de cobrança.

Confira agora os principais tipos de taxas de juros no mercado:

  • JUROS SIMPLES: definido previamente e não é alterado ao longo do tempo
  • JUROS COMPOSTOS: incide sobre o valor atualizado de cada período, podendo variar com o passar dos meses
  • JUROS DE MORA: são os juros cobrados quando há um atraso no pagamento, como uma multa pelo descumprimento do combinado
  • JUROS NOMINAIS: são as taxas cobradas sem o valor da inflação, apenas com os juros reais
  • JURO REAL: muito utilizado para a correção monetária, trata-se dos juros nominais menos o valor da inflação
  • JURO ROTATIVO: frequente nos cartões de créditos, ele incide sobre o valor que não foi pago

Como a taxa de juros afeta os investimentos?

Uma preocupação válida para todo investidor diz respeito ao impacto dos juros nos investimentos feitos. O ponto principal para entender se você está tendo um rendimento esperado é saber se a taxa de juros está alta ou baixa no momento.

O principal indicador que precisa ser monitorado é a taxa Selic. Entenda o que acontece quando ela sobe ou desce:

⬆️ SOBE → Empurra para cima o preço de serviços financeiros como empréstimos, financiamentos e demais produtos de crédito. Ocorre a valorização de títulos de renda fixa.

⬇️ DESCE → Nem sempre a redução é repassada diretamente, podendo ser parcial ou mais lenta. Este momento favorece a atuação no mercado de ações e títulos de renda variável.

Como aproveitar a taxa de juros para ter mais lucro?

Se você já acompanha o nosso blog ou o Ciclo de Palestras, já deve saber da importância de possuir uma carteira de investimentos variada e com tipos distintos de produtos.

Por isso é interessante observar como está a taxa de juros agora e conversar com o seu corretor para encontrar os melhores investimentos para você fazer no momento e conseguir aproveitar a alta ou baixa dos juros.

Quem faz isso tende a conseguir resultados mais interessantes e também encontra soluções criativas para aumentar ainda mais o patrimônio no mercado financeiro.

Saiba mais no Ciclo de Palestras da Phi Investimentos

Para ficar por dentro desse assunto e descobrir como aproveitar o momento, acompanhe como foi a edição do Ciclo de Palestras sobre o tema: Aumento da Taxa de Juros e Oportunidades de Investimentos.

Este conteúdo é perfeito para quem deseja saber mais sobre o tema e conhecer o que os especialistas têm para te contar.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo