Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Taxa de juros: o que é e como ela afeta seus investimentos?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Existem diversos conceitos importantes – e interessantes – no mercado financeiro. Alguns deles, como a taxa de juros, são bem conhecidos até mesmo do grande público e fazem parte da rotina de quem já está acostumado a investir.

Assim como acontece no mercado de ações, taxa Selic e criptomoedas, eles são assuntos que estão nos noticiários e principais portais todos os dias e acabam influenciando diretamente muitos produtos financeiros.

Mesmo assim, existe uma grande quantidade de pessoas que ainda não entende exatamente o que é esse assunto ou não sabe como a taxa de juros impacta os investimentos. Para não deixar nenhuma dúvida e te ajudar a ter um bom retorno, vamos conhecer melhor esse tópico tão popular entre os investidores.

O que é a taxa de juros?

A taxa de juros é o valor que representa o lucro de um determinado produto financeiro ao longo do tempo. Representada por meio de porcentagem, ela pode ser calculada de forma mensal ou anual.

Podemos entender também a taxa de juros como o valor pago ou recebido ao final de um determinado tempo. É o que ocorre nos investimentos (quando recebemos) ou em uma compra parcelada a longo prazo (quando pagamos).

De forma ainda mais simples, é o custo do empréstimo dos recursos.

Tipos de taxas de juros

Outro ponto importante são os tipos de taxas de juros. Pois, ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um único modelo de cobrança.

Confira agora os principais tipos de taxas de juros no mercado:

  • JUROS SIMPLES: definido previamente e não é alterado ao longo do tempo
  • JUROS COMPOSTOS: incide sobre o valor atualizado de cada período, podendo variar com o passar dos meses
  • JUROS DE MORA: são os juros cobrados quando há um atraso no pagamento, como uma multa pelo descumprimento do combinado
  • JUROS NOMINAIS: são as taxas cobradas sem o valor da inflação, apenas com os juros reais
  • JURO REAL: muito utilizado para a correção monetária, trata-se dos juros nominais menos o valor da inflação
  • JURO ROTATIVO: frequente nos cartões de créditos, ele incide sobre o valor que não foi pago

Como a taxa de juros afeta os investimentos?

Uma preocupação válida para todo investidor diz respeito ao impacto dos juros nos investimentos feitos. O ponto principal para entender se você está tendo um rendimento esperado é saber se a taxa de juros está alta ou baixa no momento.

O principal indicador que precisa ser monitorado é a taxa Selic. Entenda o que acontece quando ela sobe ou desce:

⬆️ SOBE → Empurra para cima o preço de serviços financeiros como empréstimos, financiamentos e demais produtos de crédito. Ocorre a valorização de títulos de renda fixa.

⬇️ DESCE → Nem sempre a redução é repassada diretamente, podendo ser parcial ou mais lenta. Este momento favorece a atuação no mercado de ações e títulos de renda variável.

Como aproveitar a taxa de juros para ter mais lucro?

Se você já acompanha o nosso blog ou o Ciclo de Palestras, já deve saber da importância de possuir uma carteira de investimentos variada e com tipos distintos de produtos.

Por isso é interessante observar como está a taxa de juros agora e conversar com o seu corretor para encontrar os melhores investimentos para você fazer no momento e conseguir aproveitar a alta ou baixa dos juros.

Quem faz isso tende a conseguir resultados mais interessantes e também encontra soluções criativas para aumentar ainda mais o patrimônio no mercado financeiro.

Saiba mais no Ciclo de Palestras da Phi Investimentos

Para ficar por dentro desse assunto e descobrir como aproveitar o momento, acompanhe como foi a edição do Ciclo de Palestras sobre o tema: Aumento da Taxa de Juros e Oportunidades de Investimentos.

Este conteúdo é perfeito para quem deseja saber mais sobre o tema e conhecer o que os especialistas têm para te contar.

VEJA TAMBÉM

Primeiros passos para quem deseja investir no Tesouro Direto

01/12/2021

Aprenda agora tudo que você precisa saber sobre como investir no Tesouro Direto e veja o passo a passo para quem ainda é iniciante no mercado financeiro

Estratégia da vaca leiteira: o que é e como encontrar a sua?

29/11/2021

Conheça a estratégia vaca leiteira e saiba como ela pode ser importante para um investidor conseguir viver com uma boa renda dos produtos financeiros.

Black Friday: Compre seu imóvel com 30% de desconto!

24/11/2021

É possível encontrar imóveis de excelente qualidade e que do início do ano pra cá ficaram 30% mais baratos, e ainda, você não precisar se multimilionário para comprar, precisa apenas de 85,00 pra adquirir a primeira cota. O que me diz? Bom demais para ser verdade? Cara de golpe? Não é.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!