BLOG

O que é o Imposto sobre Operações Financeiras e por que ele importa para seus investimentos?

Publicado em
Você provavelmente já deve ter ouvido falar do IOF, mas você sabe o que o Imposto sobre Operações Financeiras faz e como ele afeta seus investimentos?
O que é o Imposto sobre Operações Financeiras e por que ele importa para seus investimentos?

Entender mais sobre os tributos é importante para quem entra no mercado financeiro. Um dos mais comuns é o Imposto sobre Operações Financeiras, ou simplesmente IOF, que provavelmente você já tenha lido ou ouvido falar sobre.

Mas afinal de contas, o que ele é, qual a função e o impacto dele sobre os seus investimentos? Saber de tudo isso é fundamental para tomar as melhores decisões para o seu dinheiro e garantir que ele renda muito mais.

Então chegou a hora de saber tudo do Imposto sobre Operações Financeiras e porque ele é relevante para a sua vida.

O que é o Imposto sobre Operações Financeiras?

Trata-se de um imposto federal criado para regular a economia brasileira. Como diz o nome, ele incide sobre as operações financeiras e pode variar de acordo com a operação, mas é obrigatório.

O IOF serve para que o governo tenha um controle da movimentação de oferta e demanda de crédito. Com isso, é possível que sejam tomadas algumas medidas que regulam a economia de acordo com os objetivos em cada momento.

Como o percentual pode mudar sem precisar de nenhuma aprovação por parte dos parlamentares, não estranhe se ele mudar sem aviso prévio. Por isso, sempre que for fazer um movimento que possa ter o Imposto sobre Operações Financeiras é importante conversar com o seu corretor especialista.

Onde o IOF incide?

As operações mais comuns onde o IOF incide são as de crédito, câmbio e seguros, mas ele também está presente em alguns dos produtos financeiros mais populares dos investidores, como bolsa de valores e fundos imobiliários.

Confira a lista de operações onde há cobrança de IOF:

  • Cartão de crédito;
  • Cheque especial;
  • Financiamentos;
  • Empréstimos;
  • Câmbio de seguros;
  • Transferências bancárias internacionais;
  • Compra de moeda estrangeira;
  • Venda de títulos;
  • Valores imobiliários;
  • Resgate de CDB;
  • Resgate do Tesouro Direto.

As cobranças são realizadas diretamente pelo responsável tributário. Ou seja, quem deve recolher a tributação é a pessoa jurídica que concedeu o crédito, instituições autorizadas a operar em câmbio, seguradoras e demais instituições financeiras de cobrança de crédito, vendas de títulos e valores imobiliários.

A cobrança mais comum para a grande maioria das pessoas acontece no uso dos cartões de crédito, onde o valor tarifado aparece na fatura ou no aplicativo da instituição financeira.

Impacto do IOF nos seus investimentos

Quem precisa ficar de olho no Imposto sobre Operações Financeiras são os investidores que possuem títulos de renda fixa na carteira de investimentos ou estão pensando em adquirir esse tipo de produto.

A maioria deles possui incidência de IOF sobre o rendimento caso o resgate aconteça em menos de 30 dias. Este valor é decrescente e pode ser visto na tabela abaixo:

DIAS APÓS INVESTIMENTOALÍQUOTADIAS APÓS INVESTIMENTOALÍQUOTADIAS APÓS INVESTIMENTOALÍQUOTA
196%1163%2130%
293%1260%2226%
390%1356%2323%
486%1453%2420%
583%1550%2516%
680%1646%2613%
776%1743%2710%
873%1840%286%
970%1936%293%
1066%2033%300%

Invista com segurança

Seja para se cuidar com o IOF ou para conhecer um novo produto financeiro, contar com a ajuda de um profissional que entende do assunto é o melhor caminho para fazer o seu dinheiro render muito mais.

A Phi Investimentos possui um time de especialistas prontos para te ajudar a aumentar o patrimônio com as escolhas mais indicadas para o seu dinheiro.

Entre em contato agora mesmo e conheça a nossa assessoria de investimentos para ter a ajuda perfeita para crescer no mercado financeiro.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Educação financeira
22/07/2022

Entenda o que é o CDI e como ele afeta seus investimentos

Primeiros investimentos
18/07/2022

Renda fixa se destaca com alta de juros e se torna excelente alternativa para iniciantes

Educação financeira
15/07/2022

Por que procurar por um assessor de investimentos?

Educação financeira
14/07/2022

O ICMS afeta os seus investimentos?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.